Ponto de Cultura Vamos Fazer Arte

CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA

O coletivo foi criado em 2006 com o intuito de desenvolver um trabalho voltado a oportunizar o acesso de crianças e adolescentes à formação, produção e circulação de quaisquer tipos de ação cultural e/ou linguagem.

Com um trabalho de inclusão sociocultural, criou-se o Projeto Vamos Fazer Arte, que buscou através do ensino da música a partir do trabalho voluntário, democratizar o acesso a formação musical de crianças e adolescentes do município de Croatá-CE, é um aliado na formação cultural e educacional das crianças do município. A iniciativa ocorreu no ano de 2006 atendendo apenas 30 crianças com aulas de flauta doce e percussão, resultando na formação do grupo de flauta “Doce Melodia”. Em 2008 o coletivo foi beneficiado com apoio financeiro do Ministério da Cultura através da FUNARTE, comprou seus primeiros instrumentos de sopros, passou a atender 50 alunos com ensino de prática instrumental de sopro, objetivando a formação de uma orquestra infanto-juvenil. Em 2009 a orquestra já era uma realidade, formada com 38 componentes já era o principal fruto de todo o trabalho realizado pela Instituição. Hoje em 2023 a instituição atende cerca de 300 alunos e desenvolve seu trabalho ofertando cursos durante o ano todo nas linguagens da música e de audiovisual.

Com título de utilidade pública municipal concedido pelo poder legislativo do município em 2010 e com resultados cada vez mais satisfatórios, o projeto denominado “Vamos Fazer Arte” foi reconhecido como “Ponto de Cultura” pelo governo do estado do Ceará e ministério da Cultura tornando-se, então, o “Ponto de Cultura Vamos Fazer Arte”. Em 2013 e em 201 7 houve o reconhecimento e certificação pela Fundação Itaú Social, Unicef e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC – como um dos principais projetos da região nordeste que realiza ação socioeducativa, contribuindo, em parceria com a escola pública, para educação integral de crianças e adolescentes; sendo também, ainda no ano de 2017, classificado e certificado na primeira fase do Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil como apto para compor o Banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil que reúne metodologias reconhecidas por promoverem a resolução de problemas comuns às diversas comunidades brasileiras.

O Ponto de Cultura Vamos Fazer Arte, tem como principal fruto do seu trabalho a Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra, formada hoje por 44 crianças e adolescentes, todos matriculados na rede municipal e estadual de ensino. Encantando a todos por onde passa, realiza desde 2010 a turnê caminhos musicais, que já passou por vários estados do Nordeste, se apresentando com grandes artistas como: o pianista Arthur Moreira Lima, o grande Sanfoneiro Adelson Viana e Waldonys e o renomado maestro João Carlos Martins. Com dois DVD’s gravados a orquestra é reconhecida pela crítica cearense com uma das melhores do estado do Ceará, colecionando em seu currículo de mais de 200 apresentações.

A instituição tem sua filosofia de trabalho pautado no caráter artístico e formativo, e busca amenizar através de suas atividades e ações as diversas mazelas que se fazem cada vez mais presentes em nossa sociedade, fazendo como vítima principal nossas crianças e adolescentes, não eximindo nossos adultos desta problemática. Atendendo de forma gratuita alunos na faixa etária de 5 a 24 anos com ensino de música e cursos voltados para a área de áudio visual como de edição de vídeos, operação de câmeras, técnico em iluminação e técnico de som. As ações acontecem na sede do Ponto de Cultura Vamos Fazer Arte no município de Croatá-CE, localizado a 380 quilômetros de fortaleza na serra da Ibiapaba.

O Ponto de Cultura Vamos Fazer arte contribui diretamente para democratização do acesso a cultura e a arte, em caráter formativo através de cursos e oficinas, bem como no artístico através dos concertos. Outro benefício direto é o potencial econômico com geração de renda através das gratificações aos colaboradores, ou pelos empregos diretos e indiretos gerados através dos serviços prestados. Desta forma, o benefício econômico serve como um incentivo maior, que, aliado à paixão pela arte e cultura é um elemento preventivo do descrédito da valorização da cultura e desistência de alunos de grande potencial artístico que buscam em sua arte um futuro promissor.

Em 2016, a instituição teve um grande reconhecimento pelo seu trabalho prestado ao município de Croatá, recebeu através de um projeto de lei municipal a doação de um terreno de 2.500 metros quadrados para a construção da sede própria no município Croatá. Em 2021 foi dado início a obra do então Centro Cultural Vamos fazer Arte que será o maior equipamento de arte e cultura da região norte do estado e ofertará para toda região da Ibiapaba atividades formativas de diversas linguagens e promoverá ações e eventos de promoção artística afim de difundir a arte Ibiapabana de modo a abrir portas e oportunidades para os agentes culturais da região no mercado da cultura.

Desde 2020 a instituição tem trabalhado buscando ampliar suas ações e atividades integrando em seu plano anual de ações atividades ligadas ao audiovisual. Já foram vários projetos como lives artísticas; festival musical com transmissão online; projetos solidários; shows de talentos com transmissão ao vivo pelas plataformas da instituição e produção do documentário “Mulheres e Trajetórias”. Atualmente neste mesmo contexto da linguagem do audiovisual, o ponto de cultura vamos fazer arte está em meio a produção de um novo documentário com o titulo “Mulheres na política Croataense”, o qual traz a proposta de através do alcance das redes sócias difundir e promover o empoderamento da mulher do interior mostrando-as quem são, suas histórias, trajetórias e conquista, a fim de inspirar o empoderamento feminino e a busca pelas mulheres a sua emancipação e sua garantia de direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentario